domingo, 17 de agosto de 2014

Bárbara Heliodora


Com muita emoção, apresento "ao vivo" um trecho de uma palestra proferida por Maria da Conceição Mello Siqueira, poetisa, escritora, artista plástica e professora sul mineira Jacutinguense.

Essa palestra ocorreu no final dos anos 1960, em uma tertúlia literária promovida pelas Senhoras das Famílias Rotarianas e realizada na sede do Tenis Clube de Santos.

A articuladora desse evento foi Biba Florence Lustosa, que contou com o apoio da prestigiada cronista social Thereza Bueno Wolf, tendo sido ambas amigas queridas da palestrante convidada e conhecedoras do seu talento e da sua arte.

No link abaixo encontra-se um audio (podcast) contendo os primeiros 5 minutos daquela palestra, cujo tema central foi homenagear Barbara Heliodora, poetisa e heroina da Inconfidencia Mineira, de quem Maria da Conceição era trineta.

Esse audio foi recuperado a partir de uma gravação "ao vivo" realizada por mim e que se encontrava guardada esperando uma oportunidade para ser transposta daquela antiga mídia em "fita magnética" para uma moderna mídia digital. Para mim, uma verdadeira operação de resgate... mas tambem uma fonte de muitas e gostosas recordacoes...

Depois de muitos anos de espera, mais de 40..., chegou esse emocionante momento e com a ajuda de um gravador AKAI X-1800SD conservado em excelente estado e que aparece na foto abaixo, podemos agora "viajar no tempo" e "participar virtualmente" daquele evento que ora pode ser revivido e proporcionar um extraordinario e emocionante "happy hour"...

Maravilhas da tecnologia...!


Desse modo, com muita satisfação apresento uma pequena amostra desse tesouro que mantive guardado e preservado por longa data. Para muitos integrantes das novas gerações da familia será essa a primeira e unica oportunidade de ouvir Maria da Conceicao "ao vivo" ...

A gravação original esta com alguns defeitos, especialmente decorrente de uma falha na cabeça de gravação do gravador originalmente utilizado (um Philipps equipado com cabeçote de quatro trilhas) e que gerou uma leve mistura de sons entre as trilhas gravadas.

Já resgatei cerca de 1 (uma) hora de gravação. Ainda estou trabalhando para resgatar o restante.

Vamos então voltar no tempo...

Imagine-se em uma daquelas tardes quentes e ensolaradas de final de verão na bela e tão querida Santos, a "pérola do Atlantico Sul"...

A natural ansiedade que um evento dessa natureza traz para os organizadores, participantes e especialmente para a palestrante daquela tarde... poderia-se inferir pelo semblante da poetisa que entremeia a beleza do seu sorriso e simpatia pessoal com uma expressão algo apreensiva com respeito aos preparativos finais...

Entao, após uma última e rápida revisão das suas anotações, nada mais a preocupa, concentra-se na palestra que em poucos instantes ira se iniciar...

As convidadas já estão a postos, aguardando para ouvi-la...

O gravador já está posicionado e o teste de som realizado... tudo pronto!

Clique no video abaixo e ouça os primeiros minutos dessa memorável palestra...





Biografia de Maria da Conceição Mello Siqueira, apresentada por Francisco Mello Siqueira, seu filho.

Em breve essa página será atualizada com mais outros trechos dessa tertúlia especialmente dedicada ao movimento da Inconfidencia Mineira.

Por favor, envie os seus comentários, correções e sugestões!

Cordial abraço!

5 comentários:

  1. Parabéns Kleber! Precisamos de mais brasileiros como você resgatando as nossas memórias. Você deve se sentir orgulhoso por sua família atuante e participativa no nosso País!

    ResponderExcluir
  2. Caro Kleber, parabéns por pertencer a essa linhagem de mulheres sábias e ativas da história do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Prezado companheiro em armas e amigo Botter. Grato pela sua consideração e amizade.

    Muito me honra e orgulha ser parte desta linhagem da brava gente brasileira. Espero sempre poder honrar o nosso País e aos patriotas das gerações passadas e atuais.

    Você está dentre os patriotas com que tenho a honra de conviver ao longo dos últimos 50 anos, amizade iniciada na época em que fomos alunos cadetes do CPOR/SP, Arma de Cavalaria.

    Receba o meu abraço e continência!

    ResponderExcluir
  4. Olá! A Maria da Conceição é descendente de qual filho da Bárbara Heliodora? Tem alguma árvore genealógica?

    ResponderExcluir